Os Melhores Filmes da Década de 60

Mudando de assunto, da sensualidade para os clássicos de sucesso, veja a seguir uma seleção de melhores filmes lançados na década de 60, muitos deles tem repercussão até hoje, por sua originalidade e popularidade na época.

1º – Planeta dos Macacos (1968)

Nome original – “Planet of the Apes”, esse é um filme estadunidense de ficção científica que foi baseado no romance de Pierre Boulle, “La planète des singes”. Estrelado pelo ator Charlton Heston, o enredo se baseia na experiência de um astronauta sobrevivente de uma missão espacial, que aterrissa em um planeta igual à Terra e descobre que uma raça de macacos falantes domina e escraviza seres humanos, que são mudos. Esse filme ficou muito conhecido, e suas cenas são lembradas até hoje por muitos que vivenciaram essa época.
 

 

2º – Dr. Jivago (1965)

 Doutor Jivago (em russo Доктор Живаго), filme do ano de 1965,  é um romance de Boris Pasternak, que foi adaptado para o cinema pelo exelente Robert Bolt e foi dirigido por David Lean. O romance tem o nome de seu protagonista, Yuri Zhivago, que era médico e poeta. Esse filme conta a história de um homem dividido entre duas mulheres sob fundo da Revolução Russa de 1917. Um filme esplendido, que foi indicado em varias categorias e cegou a ganhar cinco prêmios, nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte – A Cores, Melhor Fotografia – A Cores, Melhor Figurino – A Cores e Melhor Trilha Sonora.
 

 

3º – A Noviça Rebelde (1965)

Nome original – “The Sound of Music”, é um filme norte-americano de 1965, do gênero drama musical, dirigido por Robert Wise e com Julie Andrews no papel principal. O filme originou-se de um musical da Broadway, cuja história é baseada na vida da família de cantores Von Trapp da Áustria. As canções são da autoria de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, com roteiro de Ernest Lehman.
 

 

4º – A primeira noite de um Homem (1963)

Nome original – “The Graduate”, é um filme estadunidense de 1967,  do gênero de comédia romântica que foi dirigida por Mike Nichols e estrelada por Dustin Hoffman, Anne Bancroft e Katharine Ross. O roteiro foi escrito por Calder Willingham e Buck Henry,  e foi baseado no livro homônimo de Charles Webb.
 

 

5º – Romeu e Julieta (1968)

Nome original –“Romeo and Juliet”, é um filme ítalo-britânico de 1968, do gênero drama, que foi dirigido por Franco Zeffirelli, seu roteiro foi baseado na obra-prima teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Esse filme foi filmado inteiramente na Itália, em diversas locações. È uma história clássica de um amor proibido entre um homem e uma mulher.
 

 

6º – Bonequinha de Luxo (1961)

Nome original – “Breakfast at Tiffany’s”, é um filme estadunidense de 1961, do gênero drama, dirigido por Blake Edwards e com roteiro baseado em livro de Truman Capote. O clássico se passa na cidade de Nova Iorque e tem cenas filmadas na famosa loja de jóias Tiffany. Apresenta Audrey Hepburn cantando Moon River, canção que faz parte da trilha sonora composta por Henry Mancini.
 

 

7º – O Bebe de Rosemary (1968)

Nome original – “Rosemary’s Baby”, é um filme estadunidense de 1968, do gênero terror, dirigido por Roman Polanski. O roteiro foi escrito por Roman Polanski e é baseado no romance homônimo de Ira Levin, publicado em 1967. É considerado um clássico dos filmes de terror da década de 1960.
 

 

8º – A Noite dos Mortos Vivos (1968)

Nome original – “Night Of The Living Dead”, foi dirigido por George Romero, e é um filme de terror independente de 1968 em preto-e-branco. Ben (Duane Jones) e Barbra (Judith O’Dea) são os protagonistas de uma história sobre a reanimação misteriosa de indivíduos recentemente mortos, e seus esforços, junto de outras cinco pessoas, para sobreviverem a noite enquanto presos em uma casa de fazenda na região rural da Pensilvânia. O filme teve um grande impacto sobre a cultura estado-unidense da era da Guerra do Vietnã, por ser carregado de críticas à sociedade do final dos anos 1960; um historiador o descreveu como “subversivo em diversos níveis”.
 

 

9º – A Pantera Cor de Rosa (1963)

Nome original – “The Pink Panther”, é uma co-produção estadunidense e britânica de 1963, do gênero comédia, dirigida por Blake Edwards. A história relata as aventuras do atrapalhado inspetor Jacques Clouseau (Peter Sellers) e suas tentativas de descobrir quem é o famoso ladrão que se intitula O Fantasma, e que poderia estar planejando roubar o famoso diamante pantera cor-de-rosa, de propriedade da princesa Dala. Closeau está há muito tempo na pista certa, mas não consegue descobrir a verdadeira identidade do gatuno, sendo sempre atrapalhado por sua esposa Simone, que secretamente é amante e cúmplice do Fantasma
 

 

10º – 2001, uma Odisséia no Espaço (1968)

 Nome original – “2001: A Space Odyssey”, é um filme americano de ficção científica, realizado em 1968 pelo cineasta Stanley Kubrick, cujo roteiro escreveu em parceria com Arthur C. Clarke. Este filme, com uma duração total de 139 minutos e apenas 40 de diálogo, analisa a evolução do ser humano, desde os primeiros hominídeos capazes de usar instrumentos, até à era espacial e para além disso. Foi baseado nas obras de Arthur C. Clarke The Sentinel e 2001: A Space Odyssey, esta última escrita simultaneamente com as filmagens.
 

 

11º – Psicose (1960)

Nome original – “Psycho”, é um filme estadunidense de 1960, dos gêneros suspense e terror, dirigido por Alfred Hitchcock.Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado. O filme foi escolhido como o 11º melhor filme de todos os tempos e o melhor do gênero horror pela revista Entertainment Weekly. O filme foi eleito o 18º melhor de todos os tempos pelo AFI (Instituto Americano de Cinema).

 Que bom relembrar esses clássicos. Até quem não viveu essa época já ouviu falar de cada um desse filmes, devido ao enorme sucesso que cada um carrega, o bom é que esses e muitos outros, alimentaram e continuam alimentando nossa história cinematográfica, Sem contar que nos traz “novos antigos” assuntos para discutirmos ainda hoje.

About these ads

Publicado em 18 de maio de 2011, em Clássicos do cinema. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. cadê west side story?

  2. Faltou clássicos influentes fora de hollywood. Como os do godard, truffaut, fellini, etc. Mas a lista está muito boa.

  3. Olá,

    Excelente a lista, só senti falta de filmes como The Apartment, do Billy Wilder e Dr. Fantástico, do Kubrick – já muito bem representado por 2001: uma odisseia no espaço. Mas é complicado escolher só 11 filmes na década de 60, que tem tantos clássicos.

    Gostei muito do Cine Vintage, excelentes posts. Também escrevo sobre cinema no Resenha no Divã (www.resenhanodiva.blogspot.com). Se você estiver interessado numa parceria de banners, entre em contato!

    Abraço,

    Tiago Nicacio.

  4. gostaria de encontrar o filme ( as 7 experiencias do dr givago ) que assisti na teve nos anos 80 parece q foi na band se alguem souber reigaventuraliv57@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: