Cinema Western – de volta ao velho Oeste

Depois do final de semana e do Dia dos Trabalhadores vamos começar a segunda-feira com o pé direito, relembrando um gênero clássico do cinema norte-americano consagrado nas telonas,  e que até hoje possui fãs no mundo todo: os Westerns, conhecidos também como filmes de bang-bang ou faroeste. A palavra Western, em inglês significa “ocidental”, e os filmes do gênero têm como tema romances, intrigas e casos ocorridos no Oeste dos EUA, ou seja far west, por isso no Brasil e em Portugal foram popularmente chamados filmes de “Faroeste”. Há Westerns para todos os gostos, desde filmes mais antigos como Cimarron (1930), até os mais recentes como Dança com Lobos (1990).

 

"Dança com lobos" Western vencedor do Oscar em 1991

As histórias geralmente se passam no velho Oeste dos EUA, na época da colonização, e mesmo quem não conhece tão bem os filmes do gênero se lembra dos seus elementos mais comuns: as famosas tabernas, saloons, cavalos, cawboys, índios e xerifes.

Os Westerns são originalmente norte-americanos, contando histórias típicas da cultura e dos costumes de uma determinada época e local dos EUA, porém há também os westerns Italianos, conhecidos como “Westerns Spaghetti”.

 De uma forma geral o cinema Western tem um forte significado cultural, não só por representar a cultura de uma determinada época e local, mas principalmente por representar uma sociedade em que as pessoas se destacam e sobrevivem através da violência e dos códigos de honra instituídos, que estão acima da moral e da lei. Atirar pelas costas, por exemplo, é um ato condenável e considerado uma quebra desse código de honra, enquanto o próprio ato de matar não é algo considerado errado. Outros traços culturais são encontrado nos filmes de faroeste, como a disputa entre brancos e índios no período da colonização. Fugindo da regra, o filme Soldier Blue (Quando é preciso ser homem), não mostra a
“Os Imperdoáveis” Western vencedor do Oscar em 1992

figura do heróico mocinho que ataca os índios, mas sim o outro lado: critica a violência contra os povos indígenas e tem como tema central o Sand Creek Massacre, o massacre real de povos indígenas ocorrido no Colorado em 29 de novembro de 1864.

Se você gosta de conhecer novas culturas e gêneros de cinema, os Western não podem faltar na sua lista de filmes, pois além de conhecer curiosidades da vida no velho oeste, você poderá conferir atuações brilhantes de astros e estrelas que se destacaram no cinema mundial protagonizando filmes de bang bang,como Burt Lancaster, Claudia Cardinale, Olivia de Havilland, Candice Bergen, Henry Fonda, Terence Hill, Bud Spencer, Clint Eastwood, Gregory Peck, Dean Martin, Kevin Costner, Giuliano Gemma, James Brown, Kirk Douglas, Omar Sharif, Robert Redford entre outros.

 
 

O clássico "Cimarron", primeiro do gênero Western a ganhar o Oscar de Melhor Filme

O que poucas pessoas sabem é que foi um filme Western, Cimarron, de 1931, um dos primeiros a ganhar o Oscar de Melhor filme. Além dessa, o filme também levou as estatuetas de melhor direção de arte e melhor roteiro adaptado. Outros dois filmes de faroeste a consquistar o Oscar foram Dança com Lobos (1990), indicado para doze categorias do Oscar 1991 e vencedor de sete, incluindo melhor filme, roteiro e direção; e Os Imperdoáveis (1992), vencedor de quatro Oscars em 1992, incluindo Melhor Filme e Direção, selecionado entre 100 melhores Filmes de todos os tempos pelo American Film Institute.

Gostou? Então aguarde, pois amanhã publicaremos uma lista de filmes Western que você não pode deixar de assisitir.

Sobre thaisluisef

Publicitária, bailarina e escritora, não necessariamente nessa ordem. Apaixonada por artes e por tudo o que há de bom nessa existência. Como muitos, buscando um sentido para a vida e fazendo o que posso enquanto isso.

Publicado em 2 de maio de 2011, em Aplausos, Astros e Estrelas, Clássicos do cinema e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: