Napoleão faz o filme do dia – Napoléon (1927)

“5 DE MAIO DE 1821 – MORTE DE NAPOLEÃO BONAPARTE”

Hoje completam 190 anos que Napoleão Bonaparte morreu, alguns dizem que foi de uma úlcera provocada por uma má dieta e pela ansiedade, controvérsias afirmam que na verdade ele teria sido assassinado por envenenamento.  E para lembrá-lo, nada melhor do que um clássico filme em sua homenagem, chamado “Napoléon” lançado em 1927, esse filme conta a história da ascensão de Napoleão I, se trata de um clássico filme mudo francês de gênero épico, que foi dirigido pelo grande Abel Gance. A ideia inicial da produção do filme era que esse fosse o primeiro de seis, que fariam uma sequência sobre Napoleão Bonaparte, porém os custos envolvidos acabaram se tornando inviáveis e as continuações não foram realizadas.

Em abril de 1927 houve o primeiro lançamento do filme “Napoléon” em uma premiére de gala na Ópera de Paris, esse filme tinha tido sua exibição em oito cidades européias, até a Metro-Goldwyn-Mayer comprar os direitos do filme, porém o filme foi cortado para exibição nos EUA, logo após uma exibição em Londres.

Esse filme se caracterizou e ganhou fama por sua ousadia e revolução, adjetivos que se encaixaram perfeitamente na discrição do filme, uma inovação estética para a época do cinema mudo que exigiu o desenvolvimento de um procedimento tecnológico conhecido como tríptico. A descrição é de Evolução das imagens em movimento, pesquisa desenvolvida na EBA-UFMG, coord. de Heitor Capuzzo. No inicio do filme já aparecem sinais dessa inovação que causou surpresa para os espectadores com a nova forma de projeção, a tela foi dividida em nove pequenas seções, nove ações paralelas rodando simultaneamente pela primeira vez aos olhos de todos os espectadores, fato super inovador naquele momento. Tais modernas técnicas na narrativa e na filmagem tornaram esse filme um dos mais memoráveis clássicos mudos da história.

O filme conta a historia de Napoleão desde sua infância, sua época de escola e sua fase adulta até a invasão da Itália pelo exercito francês em 1797, contando a história do Bonaparte jovem iniciando sua participação na Revolução Francesa, virando um perfeito estrategista em suas batalhas.

O sucesso deste filme refere-se aos últimos momentos desse clássico que virou história no cinema, o tecnológico tríptico foi à alavanca para o sucesso cinematográfico da época, nos momento finais do filme a tela era dividida em três exibições simultâneas, imagens diversas surgiam nessas repartições, variações de imagens e cores se alteravam e eram exibidas ampliando o olhar do público, as imagens foram filmadas com três câmeras distintas, isso multiplicava o olhar e a surpresa dos espectadores. Tudo isto para contar a história deste homem fascinante.

                                                                                                       

Elenco

    

Assista aqui um trecho do filme:

Sobre Mitta

Amo tudo que posso fazer, sou simples e decidida, objetiva e paciente, sou livre, mas ainda presa aos princípios da vida. Sou Publicitária e estou me especializando em Produção Multimídia, registro clicks da vida como uma mera espectadora e apreciadora da arte divina.

Publicado em 5 de maio de 2011, em Astros e Estrelas, Clássicos do cinema, Famosos que viraram filme, Filmes Polêmicos, Traillers e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Nossa, um filme que mostra várias cenas ao mesmo tempo é realmente diferente, até porque acaba que cada pessoa vai ter uma visão diferenciada da história de Napoleão, curti muito, afinal podem falar o que quiserem de Napoleão, mas que ele foi um homem muito centrado foi.

    Ótima matéria =D

  2. Meu eu sou fissurado por esses líderes, mesmo loucos os caras tem muito para acrescentar em nossas vidas.

    Mas filmes antigos me dão sono, depois dessa dica eu vou ver esse filme.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: