Antes de Blu, Zé Carioca Visitou o Rio!

Vamos começar a semana falando de um assunto bem divertido: desenhos animados. A febre do momento é a animação Rio, que destaca as belezas naturais e a cultura carioca, contando a história da simpática arara Blue, que viaja ao Rio de Janeiro.

Mas Blue não é o primeiro personagem a visitar o nosso país, antes dele vieram Pato Donald, Pateta e Zé Carioca no clássico dos estúdios Disney “Saludos Amigos”. No divertido longa da Disney, o Pato Donald visita o Rio de Janeiro e até aprende a sambar!

Primeiro filme a mostrar simultaneamente imagens de desenhos e atores reais, “Saludos Amigos” recebeu três indicações ao Oscar em 1943, nas categorias Melhor Trilha Sonora de Filme Musical, Melhor Som e Melhor Canção Original.

Poucas pessoas sabem, mas em “Saludos amigos” nasceu o brasileiríssimo personagem Zé Carioca, o papagaio malandro que encanta e diverte adultos e crianças há várias gerações.

É muito interessante a forma como são contadas as quatro histórias que compõem o filme: inicialmente o locutor mostra alguns desenhistas da Disney que partem para a América do Sul em busca de inspiração para novos desenhos, e as histórias vão sendo contadas a partir do que os desenhistas vão observando durante a viagem.

O filme é realmente fantástico, repleto de magia e fantasia, com paisagens multicoloridas e uma trilha sonora maravilhosa, composta por músicas como “Aquarela do Brasil” de Ari Barroso, que emociona os telespectadores.

Mas até mesmo um desenho tão animado e divertido foi criado com intenções políticas.  Amanhã falaremos mais sobre o contexto histórico de “Saludos amigos”, que foi produzido na época da Guerra com uma finalidade específica.  Aguarde!

Sobre thaisluisef

Publicitária, bailarina e escritora, não necessariamente nessa ordem. Apaixonada por artes e por tudo o que há de bom nessa existência. Como muitos, buscando um sentido para a vida e fazendo o que posso enquanto isso.

Publicado em 11 de maio de 2011, em Aplausos, Clássicos do cinema, Cri-Críticas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Eu não vi Rio, mas tenho certeza que não é nem um terço desse filme do Zé. Mesmo que teve um vies político a criação do Zé Carioca e esse desenho, ele é muito bom.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: