O Filme Mais Picante de Todos os Tempos

Last Tango in Paris (1972) – Último Tango em Paris

 O ”Último Tango em Paris“ estreou nos Estados Unidos e teve uma enorme repercussão na década de 70. Considerado uma obra-prima cinematográfica, o filme contém inúmeras cenas fortíssimas que provocaram vários níveis de censura  no mundo inteiro. Este nada mais é, do que um clássico Europeu, um dos filmes mais picantes de todos os tempos, qualificado como escandaloso e proibido em muitos países por seu alto conteúdo erótico, e suas múltiplas cenas de sexo explicito, exibidas no ano de 1972 (ano de sua estreia), se tornou um sucesso de bilheteria mundial e causou grande polêmica internacional nessa época. A exaltação da imprensa com relação ao filme só gerou um enorme interesse do público, além de muitas criticas condenando a moralidade do filme.

O filme se trata de um drama erótico franco-italiano de 1972, que foi dirigido por Bernardo Bertolucci e suas estrelas principais foram o famoso Marlon Brando e a então desconhecida Maria Schneider. Essa produção resultou a Brando e Bertolucci indicações ao Oscar como melhor ator e melhor diretor.

O filme conta a história de um americano de meia-idade chamado Paul (Marlon Brando) que está em luto por sua mulher que acabou de cometer suicídio, e ao procurar um apartamento anunciado para aluguel, se encontra com uma jovem parisiense chamada Jeannie (Maria Schneider), que também está interessada em alugar o mesmo apartamento. Sem se conhecerem, começam a ter relações sexuais no local. Paul faz questão que não mantenham nenhum outro tipo de relacionamento, assim eles não poderiam trocar informações um do outro, nem mesmo o nome deles deveria ser dito. Pouco tempo depois, Paul aluga o apartamento e o casal permanece se encontrando na casa e mantendo relações sexuais sem maiores informações,o clima entre os dois vai modificando e o interesse passa a ser maior do que somente sexo, em um dia comum como os outros Jeannie vai ao apartamento para mais um encontro com Paul, mas percebe que ele desapareceu, levando suas malas. Mas tarde eles se encontram na rua e ele a leva para uma casa de tangos, lá ele começa a contar sua vida e diz querer iniciar uma relação mais séria com ela, ao romper com o acordo de não contar informações próprias de um para o outro, jeannie se desilude com a situação e rompe o relacionamento com ele, Paul se revolta e sem querer perdê-la, decide segui-la, quando chegam ao apartamento onde Jeannie mora com a mãe, a relação acaba em tragédia.

Um das cenas mais famosas desse filme e que causou maior escândalo, foram as cenas em que Paul sodomiza Jeannie com ajuda de manteiga,  cenas de violência sexual  e o caos emocional também foram motivo de escândalo, e repercutiram em grande polêmica e até na censura mundial desse longa.

Na França o público enfrentava filas de duas horas nas ruas durante seu primeiro mês de exibição em sete cinemas de Paris. Na Grã-Bretanha, as cenas de sodomia foram diminuídas para ser permitido a exibição no país. Na Itália, o filme foi lançado somente em dezembro de 1975, mas ainda assim logo após uma semana de exibição a polícia confiscou todas as cópias com uma ordem da Justiça e Bernardo Bertolucci foi processado por obscenidade. Após diversos apelos em diversas instâncias, a Suprema Corte Italiana selou o destino do filme na Itália, ordenando que todas as cópias fossem destruídas. Bertolucci chegou até a ser condenado a quatro meses de prisão, sentença suspensa, teve seus direitos civis e políticos cassados por cinco anos. Somente após quinze anos do seu lançamento original, em 1987, com a entrada de uma nova lei de costumes em vigor, Tango pôde ser  finalmente exibido integralmente na Itália. No Brasil, devido a causa da censura militar, o filme só foi liberado em 1979. No Chile de Augusto Pinochet, demorou mais um pouco e o filme passou trinta anos proibido.

A atriz francesa Maria Schneider, ficou muito conhecida após esse filme, se tornando até símbolo sexual na época, ela tinha apenas 19 quando protagonizou a jovem jeannie e a pouco tempo em 03 de fevereiro desse ano, a atriz faleceu aos 58 anos segundo familiares Maria estava com câncer e morreu em uma clínica de Paris. Schneider participou em mais de vinte filmes ao longo de sua carreira, mas nenhum fez tanto sucesso como “Último Tango em Paris”.

Cenas do filme

Sobre Mitta

Amo tudo que posso fazer, sou simples e decidida, objetiva e paciente, sou livre, mas ainda presa aos princípios da vida. Sou Publicitária e estou me especializando em Produção Multimídia, registro clicks da vida como uma mera espectadora e apreciadora da arte divina.

Publicado em 21 de maio de 2011, em Aplausos, Astros e Estrelas, Clássicos do cinema, Curiosidades, Fotos e Posters e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 11 Comentários.

  1. acho esse filme extremamente ruim, com certeza o pior filme do Bertolucci. até as cenas de sexo são péssimas, muito grotescas, definitivamente não me agrada.
    e claro, a cena da manteiga é completamente perturbadora e nojenta. o filme só fez sucesso pela polêmica, afinal foi lançando a quase 40 anos atrás.
    mas não acrescenta nada decente no cinema mundial, sinceramente.
    acho que todos devem assistir ao filme porque é um clássico, mas não posso falar que é um filme bom. em relação ao roteiro, é fraco demais também.

  2. Marlon Brando era Foda viu, adoro The Godfather, e esse filme tbm

  3. Este filme realmente é espetacular, mas tem a série Emanuelle soft erotic de primeira

  4. “…e há pouco tempo….”

  5. Legal!

    Pessoal, achei esse site muito legal: http://www.bobalhao.com.br

    .

  6. o cara é foda me passa a mão no seio da mina com maior naturalidade do mundo…..

  7. As cenas de sexo eram cruas, sem requintes e clichês de cinema, mas não eram explícitas. Quando a Maria Schneider morreu, até deu vontade de rever. Mas acho que o filme é bem datado, e um pouco difícil da geração atual entender. Marlon Brandon era um grande ator mesmo!

  8. é.. .achar esse filme ruim.. e as cenas de sexo grotescas é o inicio do fim…. ahahahahahahahahahahahaahahahahahaha.. socorro!!!!

  9. Dizer que as pessoas devem assistir o filme porque é um clássico mas mesmo assim é ruim, dá exatamente a dimensão do quanto a pessoa que emitiu essa opinião entende de cinema enquanto arte. O filme é bom porque mergulha fundo num dos aspectos mais intrincados da nossa existência, que é a angustia humana e as antecedências ou consequências que ela envolve.

  10. Eu gostei bastante achei as cenas de sexo ótimas o brando ( que homem!) esta otimo como sempre para mim o único momento dispensável eh o da maldita cena da manteiga de resto eh bom demais!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: