O Dólar Furado

Fonte: filmesparadoidos.blogspot

Fonte: filmesparadoidos.blogspot

Difícil imaginar um mundo em que os homens andam armados e atiram de graça? Não em O Dólar Furado. Já havíamos falado desse filme aqui no blog, na lista dos melhores filmes Western, mas a genialidade desse filme merece um post só para ele.

Clássico do Western Spaghetti, o filme se passa no período do fim da guerra da Secessão, entre o norte e o sul dos Estados Unidos, o protagonista Gary (Giuliano Gemma) e seu irmão Phil O’Hara (Nazzareno Zamperla) são sulistas, derrotados na batalha e libertados de um campo de prisioneiros de guerra.  Para humilhar os sulistas, os nortistas devolvem suas armas com os canos cortados, o que arruína a mira das armas.

Para refazerem suas vidas após o conflito, os irmãos se separam, Phill parte em busca de uma nova vida e Gary volta ao seu rancho para reencontrar a esposa Judy (Ida Galli).

Algum tempo depois, Gary também decide viajar para tentar trabalho em outra cidade, e parte, dizendo a sua esposa que escreverá a ela, para que vá ao seu encontro assim que ele conseguir trabalho. Gary deixa tudo que tem com a esposa, e leva apenas um dólar no bolso. Após uma longa viagem, Gary chega à cidade de Yellowstone, que está sendo dominada por um figurão, McCory (Pierre Cressoy), que no início se faz de bonzinho mas depois mostra a que veio.

À procura de emprego, Gary procura McCory, que lhe dá uma missão: matar um bandido chamado Black Eye, que teoricamente está infernizando a vida dos moradores da cidade. Em uma emboscada num cabaré, Gary vai atrás de Black Eye, e acaba descobrindo que o “bandido” na verdade é seu irmão Phill. Gary se revolta ao descobrir que estava prestes a matar o próprio irmão, e ambos acabam sendo atingidos pelos homens de Mc Cory, Phill morre e Gary é milagrosamente salvo, pois o tiro atinge o único dólar que levava no bolso.

Fonte:filmesparadoidos.blogspot

Fonte:filmesparadoidos.blogspot

Os capangas pensam os dois morreram e entregam seus corpos a uma comitiva de sulistas que passavam pela cidade. Quando estão prestes a enterrá-los na estrada, a família de sulistas descobre que um dos rapazes está vivo, e foi salvo graças a um dólar que carregava no bolso. A partir daí Gary arma um plano para se vingar de Mc Cory, e descobre que na verdade o mau caráter força os pequenos fazendeiros locais a venderem suas propriedades para ele a preço de banana, e lidera um grupo de bandidos que apavoram as pessoas que não cumprem suas determinações. Na verdade, Phill não era um bandido, mas enfrentava Mc Cory e seu bando, e ajudava os pequenos fazendeiros de Yellowstone.

O que surpreende em O Dólar Furado? É uma história de coragem, ambientada em um mundo estranho, mas fantástico, em um velho oeste onde os homens têm honra, armas e ideais bons ou ruins, coisas que dificilmente vemos nos dias de hoje, nos filmes ou na vida real. Claro que a violência gratuita choca os mais certinhos, e o número de pessoas mortas no decorrer do filme talvez ultrapasse o de 300, mas eu particularmente gosto dessas histórias de coragem, com mocinhos obstinados que lutam por um ideal até o fim.

Vale a pena assistir, e sair por aí assobiando a inesquecível música tema do filme aos quatro ventos.

Fonte:riogrande.rs.gov.br

Fonte:riogrande.rs.gov.br

Curiosidade: como o filme tenta se passar por uma produção norte americana, apesar de  ter sido produzido na Itália (estratégia de marketing comum na época),  todos os atores utilizavam  pseudônimos norte americanos,  Giuliano Gemma por exemplo era “Montgomery Wood”, Nazzareno Zamperla era “Nick Anderson”, Ida Galli era “Evelyn Stewart” e até o diretor Giorgio Ferroni foi rebatizado de “Calvin Jackson Padget”. Ainda bem que a moda não pegou, não é?

O Dólar Furado (Un Dollaro Bucato/
One Silver Dollar 1965, Itália/França)

Direção: Calvin Jackson Padget (Giorgio Ferroni)
Elenco: Montgomery Wood (Giuliano Gemma), Evelyn
Stewart (Ida Galli), Peter Cross (Pierre Cressoy) e
Max Dean (Massimo Righi).

O Dólar Furado – Trailer

Sobre thaisluisef

Publicitária, bailarina e escritora, não necessariamente nessa ordem. Apaixonada por artes e por tudo o que há de bom nessa existência. Como muitos, buscando um sentido para a vida e fazendo o que posso enquanto isso.

Publicado em 27 de abril de 2013, em Clássicos do cinema, Curiosidades, Traillers e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário